O Plano Geral aprovado em 1883, previa a construção de um farol de 4ª ordem. O orçamento elaborado em 1881, antevia que o seu custo fosse de 7.962$000 réis, sendo 2.000$000 para edifícios e o restante para a lanterna e aparelho.
Em 1891, o conselheiro Almeida de Ávila, pronunciava-se sobre a necessidade de ser instalado um farolim de 4ª ou 5ª ordem “no ponto mais elevado do ilhéu grande de fora da Ponta do Carapacho”.
A Comissão de 1902 também se pronunciou sobre o assunto, propondo para a Ponta do Carapacho um aparelho de 5ª ordem, mostrando três clarões brancos de 10 em 10 segundos.
O terreno para a construção do farol foi comprado pela quantia de 6.927$50.
O farol do Carapacho só viria contudo, a ser estabelecido em 26 de maio de 1956. Fica localizado na Ponta do Carapacho. A altura da torre é de 14 metros e a altitude de 191 metros. Inicialmente foi equipado com um aparelho lenticular de 5ª ordem (187,5 mm distância focal), sendo a fonte luminosa a incandescência a gás acetileno que dava grupos de 2 relâmpagos de luz vermelha. A manga de incandescência encontrava-se montada num cambiador de manga de funcionamento automático. A rotação da ótica, era também assegurada por um motor a gás. O consumo anual de gás era da ordem dos 11.000 litros.
Em 1961 a luz passou a ter cor branca.
O farol passou a acender e apagar automaticamente através e uma válvula solar em 1978.Foi eletrificado em 1987 pela ligação à rede pública de distribuição de energia.
O aparelho ótico foi desmontado dando lugar a uma ótica fixa de 6ª ordem (150 mm distância focal). A fonte luminosa passou a ser uma lâmpada de halogéneo de 50 watts.
A partir de 1995 ficou automatizado com o sistema APCL –10.
LOCALIZAÇÃO: Na ponta do Carapacho na Ilha Graciosa
FUNÇÃO: Costeiro
ESTABELECIMENTO: 26 de Maio de 1956
LATITUDE: 39º 00,85´N – 39º 00,84’ N (WGS)
LONGITUDE: 27º 57,35´W – 27º 57,31’ W (WGS)
ALTURA: 14 Metros
ALTITUDE: 191 Metros
ALCANCE: 15 Milhas (27,8KM)
CARATERÍSTICA: FI (2) W 10s
ÓPTICA: Óptica fixa de 6ª ordem (150 mm distância focal).